quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Pontes ou Cercas???




Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado.
Mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta."Estou procurando trabalho. Sou carpinteiro. Talvez você tenha algum serviço para mim."
"Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta."
"Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro Mostre-me onde estão a pá e os pregos."O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade.O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:"Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei."Mas as surpresas não pararam ai. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio.O irmão mais novo então falou:"Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse."De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte.O carpinteiro que fez o trabalho, começou a fechar a sua caixa de ferramentas."Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você."E o carpinteiro respondeu:"Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir.."Já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e principalmente nossos inimigos...Muitas vezes desistimos de quem amamos por causa de magoas e mal entendidos.Vamos deixar isso de lado, ninguém é perfeito, mas alguém tem que dar o primeiro passo.Construa pontes ao seu redor!"O manejar da vela não consiste em que se deixe o barco, simplesmente, ser impulsionado pelo vento; a arte do marinheiro que tripula o barco veleiro consiste, pelo contrário, em saber utilizar a força do vento fazendo que oriente o barco em uma determinada direção, em saber inclusive, muitas vezes, navegar contra o vento"
Viktor Emil Frankl

7 comentários:

Fernanda disse...

Que história tão bonita....realmente é difícil apagar as palavras duras que são ditas nas discussões, por isso um gesto deve ser mesmo o mais adequado e eficaz para reverter a situação.
Bjsss

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Infelizmente quando estamos cegos pelo ódio, nao vemos uma ponte como possibilidade de uniao.

Linda mensagem Isli.

Beijao

Carol Timm disse...

Isli,

Esta história é realmente muito bonita! Fala da Ponte da Reconciliação, que precisa de uma mão amiga para ser construída.

Fiquei feliz com sua visita lá na Casa de Leitura.

Gostei muito de te encontrar na blogosfera também.

Hoje sua tia me deu um Prêmio lindo para a Casinha de Brinquedo, que já publiquei - toda faceira...

Beijos e um bom final de semama!
Carol

Unknown disse...

Oi Isis, tudo bom? Nossa, vc visitou meu blog ha algum tempo atras, mas eu nao estava atualizando por isso nem tinha retribuido as visitas anida.. Valeu pela sua visita, e apareca quantas vezes quiser blz? :)
Vou aparecer aqui mais vezes tambem
Um abracao!
Denise.

Unknown disse...

Aiii desculpa Isli!! digitei seu nome errado.. que vergonha :(

Anônimo disse...

Oi, Isli!

Gostei muito desse texto. Realmente, nossa capacidade de construir muros é bem maior, mas precisamos ver que com os mesmos materiais podemos construir algo muito mais útil e lindo...

Tô gostando do teu blog! ;)

Bjim.

Ludmila Prado disse...

belo texto.
perdoar acima de tudo, de coração, acho que esse é umas das poucas qualidades que tenho.

sua tia me sugeriu vim aqui e gostei sabia?

ti linkei

um bjo